Padre Ademir Andrade

Agosto é um mês muito especial para todos nós: é o mês das vocações ou como costumamos dizer, mês vocacional. Somos provocados a refletir sobre a vocação que um dia escolhemos para viver ao longo de nossa vida, ou a atividade profissional que exercemos no dia a dia.

Embora vocação e profissão sejam entendidas por muitos como sinônimos, é preciso diferencia–las. Toda profissão pode ser vivida como uma vocação. Contudo, já as vocações não podem ser vividas como profissões. Se assim alguém o fizer, poderá esvazia–las de suas características específicas. Imaginem a vocação de ser pai, mãe, padre, religioso (a) sendo vividas como profissões. Sem dúvida, seria um fracasso que repercutiria na vida de muitas outras pessoas.

A vocação, como dizem os especialistas, deve ser entendida na linha do ser, já a profissão na linha do fazer; as vocações, como estado de vida, são poucas, já as profissões são incontáveis; a vocação é vivida de maneira ininterrupta, não há dia, horário, plantão. Já a profissão há dias e horários definidos; a vocação é entrega consciente, livre, gratuita, já a profissão é contrato, fonte de renda…

Contudo, conforme foi dito acima, qualquer pessoa que viva e exerça a sua profissão com amor e dedicação generosa, estará fazendo dela a sua verdadeira vocação. Aliás, com certeza, todos conhecemos algum professor, médico, advogado, assistente social, engenheiro e outros tantos mais, que vivem as suas profissões como verdadeiras vocações. São aqueles (as) que exercem suas atividades profissionais não visando apenas dinheiro, posição social, poder…, mas com espirito de serviço livre e desinteressado. Qualquer atividade profissional vivida e exercida apenas a partir de interesses puramente econômicos, pode sim conduzir ao sucesso, status… Contudo, em muitas situações, no fundo persistira o vazio, a falta de algo mais.

Aproveitemos, portanto, este mês para revisitar aquelas motivações que nos conduziram à vocação ou profissão que vivemos no dia a dia. Caso seja necessário, não hesitemos em rever e mudar tudo que precisa ser mudado para que não sejamos apenas bem sucedidos, mas sobretudo, felizes e realizados.

Fraternalmente, Pe. Ademir.     

2 respostas

  1. Legião de Maria ,levar Maria ao mundo Praesidium Nossa senhora Aparecida de Itaquaquecetuba Sp Paróquia Santa Rita de Cássia Salve Maria 🙏🙏🙏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *