A Importância da Espiritualidade na Comunidade Terapêutica

Quando falamos ou pensamos em espiritualidade a primeira coisa que vem ao nosso pensamento é algo relacionado à religião, mas nem sempre se refere a isso. O papel da espiritualidade na vida da pessoa é dar sentido à sua existência.
A prática religiosa é um exemplo disso, assim como buscar fazer o bem, dar sentido às coisas que realiza, aos sentimentos e à vida em geral.
As drogas fazem com que as pessoas percam o sentido da vida, elas deixam de ver além dos objetivos, o sentido das coisas como a saúde, o trabalho, a família e o seu bem estar.
Na Comunidade Terapêutica procura-se  trabalhar a espiritualidade para que possam se sentir mais confiantes, felizes e acolhidos e com isso se fortalecerem e procurarem agir em prol daquilo que lhes faz bem.
No dia a dia  a rotina e as tarefas muitas vezes prejudicam a prática da espiritualidade. Para que isso não aconteça são realizadas ações que ajudam a potencializar a espiritualidade, tais como: momentos de reflexão e partilha. 

Esses momentos são muito importantes para a ajuda do autoconhecimento, de como reagir nas situações e o que faz sentido para pessoa.
Valorizar a conexão com as pessoas –   praticar a espiritualidade é individual, porém procuramos trabalhar a sua importância e o que se ganha quando damos valor ao se ter conexão com as pessoas. Trocar ideias, experiências, receber a ajuda do outro e ajudar, dá mais significado para vida.
Saber perdoar – mostrar que perdoar é reconhecer que também erramos, mesmo que seja de formas diferentes. O ato de errar está presente na vida das pessoas. Procurar mostrar que quando praticamos o perdão estamos reforçando nossa espiritualidade.
Procurar dar significado para às coisas – perceber a necessidade de dar significado para as coisas de uma forma que dê sentido para a pessoa, sua família, sua saúde, seu trabalho e aquilo que se é conquistado, isso tudo é a importância da espiritualidade.
Com tudo isso que é trabalhado, procuramos mostrar os benefícios proporcionados pela espiritualidade: Positividade, auto realização, relacionamentos positivos e valorização das experiências.

Isabel Santiago 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *