Este é o tema da Campanha da Fraternidade (CF) para este ano de 2024, com o início previsto em todas as dioceses do país no próximo dia 14, quarta-feira de cinzas e começo da quaresma. Essa campanha marca os 60 anos de mobilização de toda a Igreja no Brasil em torno de uma mesma questão que preocupa e requer a atenção de todos que sonham com uma sociedade menos desigual, mais justa e solidária.

O tema e o lema “Vós todos sois irmãos e irmãs” (Mt. 23,8), tem como inspiração a Encíclica do Papa Francisco “Fratelli Tutti” publicada em outubro de 2020.                              . Em tempos de polarização marcada por um processo crescente de tantas divisões, ódio, indiferenças como a que estamos vivendo, infelizmente não apenas na sociedade, mas também em muitas de nossas paróquias e dioceses, a CF quer insistir na necessidade de que todos busquemos a boa convivência e o cuidado com os mais vulneráveis.

Como sempre, a CF ocorre em seu período mais intenso, durante a quaresma, tempo em que toda a Igreja vive um caminho de METANÓIA – CONVERSÂO rumo à Páscoa de Jesus. Exercitando de maneira mais profunda os exercícios penitenciais da ORAÇÃO, JEJUM e ESMOLA (CARIDADE), à luz dos textos bíblicos propostos pela liturgia quaresmal, somos todos provocados a rever e repensar nossas opções e atitudes, mudando nossa mentalidade e estilo de vida.

A motivação por excelência, portanto, para nosso envolvimento e participação na CF não é de ordem puramente social, mas de fé. Jesus em toda a sua vida, com o desfecho da Paixão, Morte e Ressurreição, ensina que o Reino de Deus, que todos desejamos ansiosamente, passa necessariamente pela conversão dos corações, mas também pela transformação das estruturas sociais.

Desde já, rezemos para que a CF. 2024, seja coroada de êxito e abundantes frutos na vida de toda a sociedade e, também, no interior de nossas comunidades, paróquias e dioceses.   

Pe. Ademir de Sá 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *