A importância da família na volta para a casa

 

 A grande maioria das pessoas em situação de rua perdeu o contato com a família, e os motivos são infinitos, às vezes uma briga, uma história mal resolvida, a falta de compreensão, o desemprego, uma decepção, enfim vários fatores.  A pessoa que sai de casa nem sempre volta. O orgulho, a falta de perdão, os ressentimentos, quase sempre resulta em distanciamento, o indivíduo que sai, dificilmente volta. Em alguns casos uma simples conversa resolveria o problema, mas quando o ressentimento e a falta de perdão prevalecem, ao pôr do sol, tudo fica mais difícil. 

No trabalho com pessoas em situação de rua, uma das metas para ressignificar a vida da pessoa é a busca pela família. Conhecer os dois lados da história ajuda saber por onde começar a restauração, quase sempre os dois lados precisam de ajuda. A família muitas vezes está sofrendo porque não sabe onde foi parar o ente querido, às vezes o tempo de procura é tanto que se desisti de procurar, por acreditar que não o encontrará mais, e infelizmente isso pode acontecer. Tanto a família pode nunca mais encontrar quem procurava como quem está na rua sofre porque acredita que nunca mais vai voltar ao convívio familiar e por vezes, quando volta não encontra mais aquela pessoa com a qual se desentendeu, não tendo a possibilidade de perdoar ou de pedir perdão.

 Esses casos, na casa Madre Teresa, são muito comuns. Porém existem também os casos que foram resolvidos, mães que há anos não tinha notícias de um filho, filhos que passam anos procurando os pais. Quando há a graça desse encontro, o primeiro momento é de alegria, alívio… mas a partir daí começa uma nova trajetória. A pessoa que passa anos em situação de rua acaba tendo uma grande dificuldade de voltar a conviver com os seus, e também existe a possibilidade de que outra pessoa esteja em seu lugar. A maioria das pessoas que vão para as ruas desistem de buscar sua família ou por medo do que pode encontrar, ou pela rejeição, pois quase sempre deixam feridas, e a família que encontra quem está na rua também precisa passar por muitas mudanças. Esses fatores são um dos principais problemas pelos quais a população de rua infelizmente cresce a cada dia.

Valdinete Ferreira 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *