Dando sequência em saber as respostas das perguntas que intrigavam o rei daquele país longínquo, hoje falaremos sobre a tarefa mais importante do mundo.
Será que dirigir um país seria a tarefa mais importante e mais árdua que se poderia fazer? Ou será que é o professor que exerce a principal tarefa que é ensinar?
Segundo Paulo Freire, a tarefa mais importante de um ser humano é criar algo. Se eu passar a vida inteira sem criar algo eu não realizarei nenhuma tarefa importante? Para o sábio que conseguiu responder para o rei, a tarefa mais importante do mundo não é aquela que você desejaria executar, mas aquela que você deve fazer, não é aquela que você acha divertido fazer, mas a que precisa ser feita naquele momento.
Por isso, pode ser que o seu trabalho não seja o mais agradável e bem remunerado do mundo, mas é aquele que lhe permite o próprio sustento e o da sua família.
É aquele que lhe permite desenvolver as potencialidades que existem dentro de você. É aquele que lhe permite exercitar a paciência, a compreensão, a fraternidade.
Se você não tem o que ama, é importante que ame o que tem. A mínima tarefa é importante. Se você falhar ou se omitir, ninguém a executará em seu lugar, exatamente da forma e da maneira que você o faria.