Protagonismo: Contribuir para que todos redescubram – se sujeitos e protagonistas de sua própria história, ampliando suas lutas para garantia de direitos.
A origem de protagonismo encontra-se no grego protagonistes, onde “protos” significa principal ou primeiro e “agonistes” significa lutador ou competidor.
Protagonismo é um termo muito usado no teatro, no cinema, novelas etc, para se referir ao personagem principal da encenação ou drama.
Toda pessoa deve ter a consciência de que está no mundo para protagonizar os rumos de sua história. Ninguém deveria transferir, a quem quer que seja, o protagonismo de sua vida, tornando-se apenas um “coadjuvante” em relação às responsabilidades, escolhas e opções feitas ao longo de sua existência.
Deus mesmo nos criou para sermos protagonistas e não coadjuvantes. Já nas primeiras páginas da Biblia Ele diz: “Crescei – vos, multiplicai-vos e dominai a terra”(GN. 1,28). Também nos evangelhos não faltam textos em que Jesus manifesta a mesma preocupação. Por exemplo, quando Ele apresenta as condições para aqueles que desejam segui-lo: “ Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga”( Mt. 16,24). Em outras palavras, somos sempre os protagonistas, os primeiros e principais responsáveis pelas nossas escolhas e seus desdobramentos em todas as áreas e etapas de nossa vida.
Contudo, é preciso reconhecer, nem tudo é tão simples quanto parece. Há muitos fatores e forças em jogo.
Um primeiro pressuposto fundamental do qual não se pode prescindir e, que é decisivo para se exercer o protagonismo alcançando êxito e bons resultados, é a compreensão do papel e poder de decisão na própria trajetória. A quem, ou a quê, você atribui responsabilidade pelos eventos que acontecem em sua vida?
Na psicologia usa-se a expressão “Locus de controle” para se compreender como a pessoa deve enfrentar e responder às coisas boas e negativas que acontecem em sua vida. Este “locus de controle”, pode ser interno ou externo, ninguém o possui 100%, e diz respeito ao modo que cada um assimila às diferentes experiências em sua vida. Aqueles que assumem mais o “locus externo” depositam a razão de sucesso em fatores externos ( sorte, economia, amigos, circunstâncias…), se posicionam não como protagonistas mas como coadjuvantes. Já aqueles que assumem mais o “locus interno”, acreditam que pelas suas capacidades e habilidades podem mudar, sê necessário, seu destino. Estes estão sempre atentos à contribuição que podem oferecer à tudo que acontece à sua volta e que atinge a si mesmos. Associam os resultados alcançados ao seu próprio esforço e competência. Se algo não está dando certo, logo pensam no que podem fazer para reverter a situação.
Ter um “locus de controle interno” fortalecido, ajuda a potencializar o protagonismo, evita a dispersão e facilita manter sempre o foco naquilo que realmente importa em cada momento. Não há dúvidas de que somos todos muito influenciados pelos fatores externos em nossa vida. Entretanto, se eles fossem os fatores determinantes pelos fracassos ou sucessos, todos os que são submetidos às mesmas experiências teriam os mesmos resultados. E não é o que se verifica, não é mesmo?
O Instituto Emaús, lúcido de sua missão e propósito, quer ser um fator que verdadeiramente contribua para que todos os que são atingidos, de um modo ou de outro pela sua ação ( cursos, evangelização, promoção humana…), redescubram-se e sintam-se sujeitos e não meros objetos ou “marionetes” em sua história, tornando-os capazes da ousadia e “sã rebeldia” frente a todos aqueles mecanismos e forças que mantêm uma grande parcela da população em situação de indiferença e dependência politica, econômica e social.
Na medida em que cada um for restaurando gradativamente o protagonismo em sua vida, ampliando e dilatando o seu envolvimento em causas e lutas, que visam o bem de todos, direitos que garantam dignidade e cidadania para todos, a nossa sociedade ganhará um novo rosto, menos excludente, injusto e desigual; mais humano, fraterno, inclusivo e justo para todos. Este é o nosso sonho, porque o foi também o sonho de Jesus ao nascer e tornar-se, mesmo enfrentando tantas forças contrárias, o grande protagonista do Reino de Deus.
Deixo aqui os meus votos de um SANTO E FELIZ NATAL a todos vocês e a todos aqueles que lhe são caros ! Que Deus nos dê a GRAÇA e a alegria de em 2022 podermos continuar juntos na realização de nossos trabalhos!
Grande abraço com a minha benção!