Entendendo a Laborterapia na Comunidade Terapêutica

A laborterapia tem como objetivo restabelecer o residente por meio do trabalho. A partir das atividades na rotina, tanto como física ou intelectual, ajuda a diminuir a ociosidade e pensamentos de novas perspectivas na vida do residente.

Para que esse trabalho tenha um bom resultado é importante levar em conta, o interesse, a vocação e a limitação de cada um. É interessante fazer com que desperte um prazer genuíno, para que não seja simplesmente um protocolo, que poderá depois ser encarado como mera obrigação. Isso pode provocar gatilhos emocionais que podem levar novamente ao uso das drogas.

A laborterapia na Comunidade Terapêutica é para que o residente em tratamento ocupe o seu tempo com as atividades que vão privilegiar o auto cuidado e zelar pelo ambiente no qual vive no momento e o auto cuidado por si mesmo.

É através da laborterapia que é possível que haja um novo sentido para a rotina do residente, seus pensamentos ficam focados em atividades de coisas agradáveis. Isso faz parte natural na rotina de qualquer pessoa.

Essa abordagem vai ajudar o individuo no processo de aceitação da própria realidade. Isso o ajuda a lidar melhor com os seus problemas e mostra a importância de valorizar a família.

Isabel Santiago

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress