REFLEXÕES SOBRE O DIA DO PSICÓLOGO

Na semana de  27 de agosto, é celebrado o Dia do Psicólogo e confesso a vocês que nesta data sempre fico emocionada. Essa profissão me emociona. Não só por se tratar da realização de um sonho (que muitos acreditavam impossível), mas principalmente pela função que essa atividade profissional me incube na vida de tantas pessoas.

Nós, psicólogos, temos como papel encontrar pessoas com algum tipo de sofrimento emocional e psíquico, de certa forma tocar em suas almas e receber também um toque delas em nossas almas. Afinal, nós sofremos das mesmas aflições humanas, como qualquer pessoa.

Nós, escutadores profissionais (parafraseando o psicólogo Alexandre Coimbra), não temos a pretensão de direcionar a vida das pessoas, mas sim o objetivo de ajudá-las e visualizar seus problemas com mais nitidez, compreensão e sob óticas diferentes.

A psicoterapia, que nada mais é do que um espaço de cuidado, permite que as pessoas falem o que está enterrado em suas almas, o que ninguém quer ouvir. O psicólogo ouve tudo, sem julgamentos, com ética e um olhar técnico e humano, que visa auxiliar as pessoas a tratarem suas feridas invisíveis e viverem com qualidade, bem-estar, da forma que faça sentido a elas.

Nós, psicólogos, acreditamos infinitamente na capacidade de todas as pessoas em construir saídas para os seus labirintos.

Cleide Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress