OS IMPACTOS  NAS FAMÍLIAS  COM  PENDÊNCIA QUÍMICA

Diante do grande aumento do uso de álcool e drogas, as famílias são as primeiras a serem afetadas, pois diante dessa situação traz enormes consequências, tanto para o dependente químico, como também para toda base da família.

De fato quando a família tem algum membro que faz uso de drogas, as preocupações e as angustias aumentam, pois o dependente químico tem formas de abuso emocional além da manipulação e a mentira.

A pessoa quando faz uso abusivo das drogas ela se torna imprevisível, levando a família a ter sentimentos de medo, desconfiança e ansiedade, e muitas vezes tem até o sentimento de raiva pela pessoa, levando a  entrar em conflito não sabendo lidar com toda a situação.

Outro impacto  que as famílias enfrentam é a situação econômica e financeira, porque os dependentes químicos começam a ter gastos, devido ao seu uso abusivo das drogas. A maioria das vezes ele não percebe as consequências que suas ações trazem para ele e para a família.

A família deve evitar a coparticipação no agravamento do vicio. Quer dizer não ter atitudes  precipitadas que acabam prejudicando ainda mais a situação. Ela tem que ter uma postura que é contra o uso das drogas. Mas sim ter a responsabilidade em dar apoio a seu familiar para que ele busque tratamento para o seu vicio.

 

Isabel Santiago

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress