O Tempo De Permanência Nas Ruas

Os fatores que levam pessoas a irem para as ruas são vários, e a maioria já conhecemos. Mas é importante saber, por quanto tempo uma pessoa consegue viver nas ruas?

Em um estudo realizado pelo psicólogo da casa Madre Teresa, a permanência pode variar de 1 à 50 anos em situação de rua. Difícil acreditar, mas já atendemos sim pessoas que passaram a vida toda nas ruas. Uma porcentagem está nas pessoas que permanecem o período de uma semana até 8 meses, isso soma um total de 23%, são elas pessoas que vieram de outros estados a procura de trabalho, outras perderam o emprego, outras o desentendimento familiar, nestes casos buscam sempre uma maneira de mudar a situação de uma forma mais rápida, procuram apoio nos abrigos, albergues e casas de passagem como a nossa. Ao conseguirem emprego, logo se estabilizam e o primeiro passo é deixar essa situação. A maior porcentagem está em 51%, permanecem de 1 a 30 anos na rua, neste estágio ao menos 95% têm envolvimento com álcool e drogas, desentendimento familiar, e outros fatores. Num processo de idas e vindas, casas de recuperação, recaídas, vai se acumulando o tempo de permanência na rua e alguns nem percebem esse tempo passando, as vezes até esquecem que estão a tanto tempo assim. Por fim 26% vivem em situação de rua por mais de 31 anos podendo chegar aos 50 anos ou mais, entre elas estão pessoas com problemas mentais que perderam o convívio familiar, pessoas que perderam a noção da vida, pessoas que nasceram na rua e  nunca souberam o que é ter um lar, um lugar para onde voltar.

Lidar com a população em situação de rua te faz conhecer várias formas de vida, todas as situações que somos capazes de imaginar e algumas com as quais nunca pensamos que existisse, em 2019 nos chegou até nós um senhor de 56 anos de idade, no seu documento de identidade não havia nome nem de pai, nem de mãe, e ele nos relatou que nunca teve ninguém, a única coisa que ele sabia de sua história era que foi deixado na porta de um orfanato e que aos 12 anos de idade o orfanato fechou, e desde então ele viveu na rua, alguém é capaz de imaginar tudo o que ele viveu? De fato, não podemos contar exatamente o tempo que alguém pode permanecer nas ruas, por destino ou fatores externos.

São histórias e estórias como essa que ouvimos dia após dia …

Valdinete Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress