A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA EQUIPE TÉCNICA NO PROCESSO DE TRATAMENTO DO DEPENDENTE QUÍMICO
Sabemos que nas comunidades terapêuticas as internações são voluntárias, o que significa que a pessoa que está necessitando de ajuda está disposta a ficar longe das drogas. Esse é o primeiro passo para uma nova vida.
Para que todo processo terapêutico tenha um bom resultado é essencial uma equipe técnica disposta a dar apoio e aconselhamento para o dependente que tem a disponibilidade de redescobrir sua vida, pois tem um grande potencial para reconhecer os problemas que estão relacionados ao uso das drogas e apresentar momentos de diálogos e acompanhamento individual.
Essa equipe tem que estar integrada para ver a melhor ação para alcançar o objetivo comum que é ajudar o dependente químico a se encontrar, tendo um olhar abrangente, já que o tratamento da dependência de substâncias psicoativo tem um campo complexo multifatorial, exigindo uma abordagem que considere diversas dimensões.
O trabalho não se resume a apenas estar presente e comunicar informações; é imprescindível haver colaboração entre os membros da equipe, de modo a assegurar a complementaridade entre as áreas requeridas e uma efetiva mudança na vida do dependente químico.
Isabel Santiago