SANTOS DO MÊS DE JUNHO
Estamos iniciando um mês especial para nós católicos, pelo fato de nele celebrarmos inúmeros santos que muito nos inspiram em nossa fidelidade ao evangelho e seguimento de Jesus. Entre estes santos, três são apóstolos: São Barnabé, São Pedro e São Paulo; há vários mártires, ou seja, morreram defendendo a fé em Jesus Cristo: São Justino, São Carlos Lwanga e companheiros, São Marcelino e Pedro, São Bonifácio, Santo Irineu; há, também, alguns doutores da Igreja: Santo Efrém, diácono; Santo Antônio, presbítero; São Cirilo de Alexandria; outros foram bispos, presbíteros ou religiosos: São Norberto, São José de Anchieta, São Romualdo, São Luiz Gonzaga; não podemos esquecer, é claro, de São João Batista, o precursor.
Sem dúvida, seguindo o calendário litúrgico e espelhando – nos no(s) santo(s) de cada dia, podemos progredir em nossa vida espiritual, renovando nosso desejo e motivações a fim de avançarmos, ainda mais, para águas mais profundas em nossa fé.
No Brasil, de modo particular, três desses santos se destacam: Santo Antônio, São João Batista e São Pedro. Eles fazem parte das tradicionais festas juninas que acontecem de norte a sul do país. Tipicamente comemoradas no Nordeste, as festas juninas atraem milhares de pessoas, turistas de diversos locais, inclusive do exterior, para conhecer e vivenciar os costumes, saberes e viveres de uma cultura bastante genuína, bem como sua gastronomia.
Em torno desses santos, há muitas lendas e crendices. Por exemplo, Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro e o chamado “pãozinho de Santo Antônio”. Também, em relação a São João e São Pedro, nas diferentes regiões do país, há outras práticas da religiosidade popular.
Para a Igreja, todas essas festividades que reúnem milhares de pessoas em novenas, trezenas, tríduos que acontecem em paróquias, comunidades, organizações eclesiais, em todas as partes do país, devem ser muito bem aproveitadas como um momento forte de evangelização e renovação da fé e esperança. Diante de tantos acontecimentos tristes e preocupantes que nos deixam a todos “com o coração na mão”, aproveitemos as comemorações de todos os santos que celebramos neste mês, para aproximar – nos, ainda mais, de Deus, renovarmos nossa alegria e nossa confiança de que Deus nunca nos desampara.
Fraternalmente,
Pe. Ademir Andrade de Sá
Parabéns a todos que fazem parte do instituto Emaús. Restaurando vidas e ensinando o real significado do mês de JUNHO que não é nem de longe só festas e fogos. Gratidão!!!