O desenvolvimento da cidadania é um dos principais objetivos do Instituto, juntamente com outros valores sociais, que são trabalhados por meio da abordagem dos problemas sociais da comunidade. O papel do educador é ser atuante na democracia, utilizando uma pedagogia crítica que valoriza a criatividade e a interação, estabelecendo uma relação entre a aprendizagem e as práticas sociais. Além disso, é importante que o educador esteja atento aos processos metodológicos utilizados na educação.
Destaca-se que os trabalhos em grupo têm sido uma prática constante na educação do Terceiro Setor, visando promover questões humanitárias e proporcionando uma abertura ainda maior no ensino. Isso vai além da mera transmissão de conhecimento e busca promover a construção coletiva desse conhecimento, auxiliando na melhoria da convivência de cada aluno dentro e fora do projeto.
Da mesma forma, observa-se que a atuação do pedagogo não se restringe a espaços escolares, podendo ser exercida em diversos outros campos, como, por exemplo nas organizações não governamentais e instituições do terceiro setor.
Portanto o educador para atuar em espaços diversificados, assim como em espaços escolares, precisa saber aprender a refletir de forma crítica, científica e teórica a fim de que possa agir de maneira compromissada, competente e responsável com diferentes classes sociais e contextos.
Luciene Saraiva